• Maria Angelica de F. D. de Lima

Medicações na gravidez, será que posso usar?


A gestação é um período delicado para o desenvolvimento do bebê, afinal todos os seus órgãos e tecidos estão se formando. Desde antes do nascimento, nos preocupamos com a saúde da criança e por este motivo alguns cuidados são importantes.

O uso de medicações durante a gestação é um tema relevante, já que a exposição do bebê durante a sua formação a diferentes compostos químicos pode levar ao surgimento de malformações congênitas. Por isso, o uso de qualquer tipo de remédio deve ser sempre orientado pelo médico assistente da futura mamãe. Em caso de dúvidas, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza um Serviço de Informação sobre Agentes Teratogênicos, que pode ser acessado aqui: http://www.gravidez-segura.org/. A Universidade Federal da Bahia conta com um serviço semelhante: http://www.siat.ufba.br/.

A Genética Médica, por ser uma especialidade que lida com malformações congênitas, tem um papel importante na avaliação de gestantes com história de exposição a teratógenos durante a gestação, tanto de forma preventiva - orientando sobre medicações

#gravidez #medicações #teratogenos

6 visualizações

Barra da Tijuca

Avenida das Américas, 2480 Bl5 sl. 223

Tel: 21-24966125

  • Ícone cinza LinkedIn

© 2017 by Maria Angelica de F. D. de Lima