• Maria Angelica de F. D. de Lima

Genética médica - como funciona a consulta?


Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que vai acontecer na consulta com o geneticista, especialmente por esta ser uma especialidade médica pouco conhecida. Algumas acreditam que o geneticista só realiza exames utilizando o DNA como fonte, outras já imaginam que irão ser avaliadas da mesma forma que qualquer outro médico realiza a consulta.

A consulta da genética médica funciona como qualquer outro tipo de consulta médica. Porém, como em qualquer especialidade, além de perguntar gerais sobre a saúde e os sintomas, alguns detalhes da história da pessoa são muito importantes para o geneticista.

A história da família, por exemplo, é um dado muito importante para a avaliação genética. Informações sobre todos os parentes biológicos (parentes de sangue), se tiveram alguma doença, se tem alguma malformação na família, ou uma doença genética já identificada ajudam muito a análise.

Outro dado curioso é que o exame clínico do geneticista inclui detalhes que nem sempre são utilizados por outros especialistas. O exame morfológico é uma avaliação minuciosa do formato, tamanho e posição das estruturas corporais, como por exemplo dos olhos, dedos, boca e assim por diante.

Exames complementares já realizados podem também ser úteis para a avaliação, por isso, não esqueça de levá-los, mesmo que estejam antigos, talvez alguma informação possa ajudar a esclarecer o caso. Boa consulta!

#testesgenéticos #historiafamiliar

Barra da Tijuca

Avenida das Américas, 2480 Bl5 sl. 223

Tel: 21-24966125

  • Ícone cinza LinkedIn

© 2017 by Maria Angelica de F. D. de Lima